.

A Percepção de Professores de Ciências da Natureza sobre a temática de Energia Nuclear: um estudo em escolas na circunvizinhança a um Centro Nuclear no Brasil

Você está sendo convidado para participar como voluntário da pesquisa “A Percepção de professores de Ciências da Natureza sobre a temática de Energia Nuclear: um estudo em escolas na circunvizinhança a um centro nuclear no Brasil”. Este documento, chamado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, visa assegurar seus direitos e deveres como participante da pesquisa.

 

Por favor, leia com atenção e calma, aproveitando para esclarecer suas dúvidas. Se houver perguntas antes ou mesmo depois de aceitar a participação, você poderá esclarecê-las com a pesquisadora por meio dos contatos contidos neste termo. Se você não quiser participar ou retirar sua autorização, a qualquer momento, não haverá nenhum tipo de penalização ou prejuízo.


Caso aceite participar deverá clicar no botão ACEITO LIVREMENTE PARTICIPAR DA PESQUISA, e em seguida, será solicitado que você preencha um campo com seu endereço de e-mail para recebimento de uma via desse documento. Caso não deseje participar da pesquisa, poderá fechar o presente formulário e a sua participação será encerrada automaticamente. A pesquisadora disponibilizará o documento assinado por e-mail e assegura ao participante que poderá, se preferir, imprimir o TCLE como comprovante. O tempo estimado de duração, para responder todos os itens do questionário é de 30 minutos.

 

O objetivo principal desta pesquisa é identificar a Percepção sobre a temática Energia Nuclear manifestada por professores de Ciências da Natureza que lecionam a um raio de 20 km da região de um Centro Nuclear. Pois, conhecer e compreender a percepção da sociedade sobre temas relacionados à Ciência e Tecnologia tornou-se fator de grande relevância, já que possui influência nas ações de políticas públicas, que impactam diferentes áreas de um país, inclusive a Educação. Dentro do contexto da Ciência e da Tecnologia, temos a percepção sobre Energia Nuclear, torna-se necessário compreender essa temática, pois o Brasil possui um setor nuclear industrialmente avançado e faz parte de um restrito grupo de países com a capacidade de gerar energia nuclear. Nesse cenário, a Educação formal pode contribuir para a compreensão sobre os benefícios e malefícios da Energia Nuclear, mediante o ensino pelo professor em sala de aula. Entendemos que a energia nuclear consiste em um tema crucial para o futuro da matriz energética global, com implicações socioeconômicas e ambientais significativas. Sabemos que o debate sobre sua viabilidade e seus riscos é acalorado e envolve diferentes públicos, incluindo os professores de Ciências da Natureza. Nesse contexto, os professores podem ser multiplicadores de conhecimento, influenciando diretamente a formação de cidadãos críticos e conscientes sobre as diversas fontes de energia.

 

Esta pesquisa será aplicada à professores de Ciências da Natureza na região de um Centro Experimental no interior de São Paulo (raio de 20 km) e será respondida de forma anônima e voluntária. Você foi selecionado por ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e ser um (a) profissional que atua na educação básica brasileira (ensino fundamental e ensino médio) lecionando componentes curriculares pertencentes a área de Ciências da Natureza (ciências, biologia, física, química e disciplinas eletivas dos itinerários formativos). Caso não se encaixe nos critérios acima estabelecidos, pedimos respeitosamente que não responda as perguntas desse estudo encerrando a sua participação ao fechar a página do questionário.

   

O questionário survey têm questões abertas e fechadas para coleta de informações. As respostas serão posteriormente analisadas e terão resultados divulgados, exclusivamente, para finalidade científica e acadêmica, que caracterizará o único propósito de uso desse material. Em nenhum momento, você será identificado, garantindo-se total sigilo e anonimato. Você não terá acesso às respostas nem à identificação dos demais participantes da pesquisa.

 

As perguntas não serão invasivas à intimidade dos participantes, entretanto, esclareço que na participação desta pesquisa pode haver riscos, como cansaço ao responder o questionário, ou ainda gerar estresse e desconforto como resultado da exposição de opiniões pessoais. Durante a sua participação, as respostas a todas as perguntas do estudo são obrigatórias, desse modo, caso não queira responder alguma delas, não há obrigação em continuar participando do estudo, pedimos respeitosamente que encerre sua participação fechando a aba do questionário.

 

Em todo caso, se você sentir qualquer incômodo pelo teor das questões, você não deve participar desta pesquisa. O participante da pesquisa terá sua identidade guardada em sigilo, garantindo-lhe que seus dados serão confidenciais. Ressaltamos ainda, ser dever da pesquisadora responsável suspender a pesquisa imediatamente ao perceber qualquer risco ou danos à saúde de qualquer participante da pesquisa, consequente de sua participação, não previsto no termo de consentimento.

 

Caso o participante se sinta desconfortável, abalado ou, de alguma forma, ofendido por responder ao questionário, de modo que necessite de apoio psicológico em decorrência da pesquisa, lhe será ofertado pela instituição proponente, o devido respaldo de forma gratuita e pelo tempo que for necessário. Havendo algum dano decorrente da pesquisa, o participante terá direito a indenização pelo dano decorrente da pesquisa, nos termos da Lei.

 

Realizada em um ambiente virtual, a participação nesta pesquisa também apresenta riscos derivados da utilização do computador ou aparelhos similares, pedimos que procure manter uma postura física adequada durante a sua participação na pesquisa e que faça eventuais pausas em caso de sentir-se cansado ao responder as perguntas.

 

A participação do voluntário não lhe trará, a priori, qualquer benefício individual direto. Como resultado da pesquisa está a possibilidade de propiciar o desenvolvimento de debates na área de Ensino de Ciências da Natureza. Ainda, os resultados globais obtidos na pesquisa poderão contribuir para a melhoria na condução de pesquisas educacionais, mediante o conhecimento do perfil educacional dos agentes (participantes da pesquisa e pesquisadores) envolvidos neste processo.

 

A participação na pesquisa não prevê reembolso em dinheiro, pois não se configura como atividade remunerada e não gera despesas para os participantes. No entanto, em conformidade com a legislação vigente, os custos comprovados e diretamente relacionados à participação no estudo serão ressarcidos.

 

A pesquisadora responsável estará à disposição do participante da pesquisa para esclarecer sobre o desenvolvimento do trabalho e os resultados obtidos que possam ser úteis para o participante, inclusive para promover o desligamento do participante e a exclusão de seus dados a qualquer momento anterior à publicação dos resultados, opção que será prontamente respeitada sem qualquer questionamento do motivo para desistência de participar da pesquisa.

 

A pesquisadora deverá ser contatada na eventualidade de um desconforto ou risco associado à pesquisa e se compromete a dar assistência e acompanhamento ao participante, além de suspender a pesquisa. Destacamos que qualquer esclarecimento pode ser feito antes, durante e após a realização da pesquisa. É importante esclarecer que o voluntário ficará com uma via do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Caso venha ser necessária a complementação dos dados individuais sem que haja anuência do participante da pesquisa, será possível rediscutir o delineamento do projeto, suspendê-lo ou até encerrá-lo.

 

  No tratamento dos dados obtidos com a sua participação, você tem a garantia de que sua identidade será mantida em sigilo e nenhuma informação será dada a outras pessoas que não façam parte da equipe de pesquisadores. Na divulgação dos resultados desse estudo, seu nome não será citado. Os dados coletados serão guardados por 5 (cinco) anos e estarão sob responsabilidade da Pesquisadora Responsável do Projeto. Ressaltamos que existem limitações em assegurar completa e total confidencialidade dos dados em ambiente virtual, existindo risco de vazamento em caso de falhas na segurança dos servidores de armazenamento ou da plataforma de coleta de dados. A pesquisadora responsável assegura ter cumprido as exigências da resolução 510/2016 CNS/MS e complementares na elaboração do protocolo e na obtenção deste Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Assegura, também, ter explicado e fornecido uma via deste documento ao participante da pesquisa. Esta pesquisa foi aprovada por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) que é um órgão que protege o bem-estar dos participantes de pesquisas. O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos, visando garantir a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar dos participantes de pesquisas. Em caso de denúncias ou reclamações sobre sua participação e sobre questões éticas do estudo, você pode entrar em contato com a secretaria do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFSCar. Rodovia João Leme dos Santos, km 110 - SP-264; Bairro Itinga, CEP: 18052-780 -Sorocaba- SP E-mail: ppga@ufscar.br / Fone: (15) 3229-7456.

O CEP está vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e o seu funcionamento e atuação são regidos pelas normativas do CNS/Conep. A CONEP tem a função de implementar as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, aprovadas pelo CNS, também atuando conjuntamente com uma rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) organizados nas instituições onde as pesquisas se realizam. Endereço: SRTV 701, Via W 5 Norte, lote D - Edifício PO 700, 3º andar - Asa Norte - CEP: 70719-040 - Brasília-DF. Telefone: (61) 3315-5877 E-mail: conep@saude.gov.br.

 

Em caso de dúvidas sobre o estudo, você poderá entrar em contato com:

Dados para contato (24 horas por dia e sete dias por semana):

Pesquisadora Responsável: Cássia Cristina Campos Duarte

Fone: (15) 98150-5860.

E-mail: cassiaduarte17@gmail.com

Endereço da pesquisadora: Universidade Federal de São Carlos, Rodovia João Leme dos Santos, km 110 - SP-264 Bairro do Itinga; Sorocaba - SP CEP: 18052-780.

 

Consentimento livre e esclarecido:

Após ter tido esclarecimentos sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa acarretar, aceito participar:

 

Protegido

Idade

Use apenas dígitos

Sexo

Trabalha na área

Selecione uma resposta

Graduação

Selecione uma resposta

Nível de escolaridade (o maior nível de estudo)

Selecione uma resposta

Leciona a quantos anos?

Selecione uma resposta

As centrais nucleares são mais confiáveis do que outros tipos de centrais elétricas.

Selecione uma resposta

As matérias-primas nucleares podem durar mais em comparação com outras matérias-primas (petróleo, carvão, etc.) utilizados nos outros tipos de energia.

Selecione uma resposta

As Centrais de energia nuclear produzem mais energia do que outros tipos de centrais elétricas.

Selecione uma resposta

O Centro Industrial nuclear da região fornece novo campo de operação e aumento da taxa de emprego na área em que está estabelecida.

Selecione uma resposta

Países com tecnologia nuclear terão relevância nas discussões internacionais.

Selecione uma resposta

As usinas nucleares podem ser operadas por mais tempo do que outros tipos de centrais elétricas.

Selecione uma resposta

A produção de eletricidade é mais barata em centrais de energia nuclear em comparação com outros tipos centrais de energia.

Selecione uma resposta

A energia nuclear é uma alternativa aos outros tipos de energias (hidrelétrica, termoelétrica, eólica).

Selecione uma resposta

As centrais nucleares produzem gases de efeito estufa.

Selecione uma resposta

O custo de investimento em centrais elétricas de energia nuclear é inferior a outros tipos de centrais de energia (eólica, solar, etc.).

Selecione uma resposta

As centrais nucleares contribuem para o aquecimento global.

Selecione uma resposta

A energia nuclear é uma alternativa para suprir a falta de energia de países em desenvolvimento.

Selecione uma resposta

Centros nucleares poluem o ambiente.

Selecione uma resposta

Centros nucleares reduzem as atividades turísticas das áreas em que estão estabelecidos.

Selecione uma resposta

Centros nucleares ameaçam a vida aquática com o calor da água que eles deixam na área em que estão estabelecidos.

Selecione uma resposta

Investir em energia nuclear impede o investimento em energias renováveis como eólica e fotovoltaica.

Selecione uma resposta

A possibilidade de acidentes e riscos em usinas nucleares são baixas.

Selecione uma resposta

Centros Nucleares podem ser expostos a ataques terroristas.

Selecione uma resposta

Os resíduos nucleares quando não descartados corretamente poluem na água subterrânea.

Selecione uma resposta

Há riscos sobre como armazenar lixo nuclear.

Selecione uma resposta

A construção de estações de energia nuclear tem custo de investimento mais altos em comparação com outras estações de produção de energia.

Selecione uma resposta

Bebês e crianças que moram próximo aos centros nucleares podem ter câncer.

Selecione uma resposta

Resíduos radioativos de centros nucleares são perigosos para as comunidades.

Selecione uma resposta

Acidentes nucleares levam a resultados negativos irreparáveis.

Selecione uma resposta

Eu apoio o desenvolvimento de pesquisa sobre energia nuclear no Brasil.

Selecione uma resposta

Eu apoio a expansão da matriz energética nuclear no Brasil.

Selecione uma resposta

Eu apoio a construção de instalações nucleares na região de minha casa.

Selecione uma resposta

Eu abordo a temática Energia Nuclear em minhas aulas.

Selecione uma resposta

Trabalhar próximo ao centro nuclear traz um risco a saúde.

Selecione uma resposta

Considero a distância de 100 km do centro nuclear segura para se trabalhar.

Selecione uma resposta

A instalação de centros nucleares vem atender à crescente demanda de energia no nosso país.

Selecione uma resposta

O armazenamento de resíduos radioativos é perigoso.

Selecione uma resposta

A exposição a energia nuclear é prejudicial a saúde.

Selecione uma resposta

O lixo radioativo pode causar danos ambientais.

Selecione uma resposta

O Brasil está construindo um submarino nuclear.

Selecione uma resposta

O Brasil precisa de um submarino nuclear.

Selecione uma resposta

A existência de um Centro Nuclear pode trazer algum risco a mim.

Selecione uma resposta

Eu conseguiria me proteger de um ocorrido em instalações de um Centro Nuclear da região.

Selecione uma resposta

Eu me sinto em segurança com relação à existência de um Centro Nuclear na região em que trabalho.

Selecione uma resposta

O país seria beneficiado com a existência de um Centro Nuclear na região em que trabalho.

Selecione uma resposta

A existência de um Centro Nuclear em minha região é motivo de orgulho.

Selecione uma resposta

Podemos ter construções normais no entorno das instalações do Centro Nuclear.

Selecione uma resposta

É inaceitável a existência do Centro Nuclear na região.

Não mais votarei nos políticos que aprovaram a existência do Centro Nuclear

Selecione uma resposta

Pretendo mudar de escola caso tenha oportunidade.

Selecione uma resposta

A existência do Centro Nuclear na região causa um impacto ambiental negativo na região.

Selecione uma resposta

Não consumo mais nada que venha do entorno da instalação do Centro Nuclear.

Selecione uma resposta

O Centro Nuclear traz desenvolvimento ao município/região em que leciono.

Selecione uma resposta

O Centro Nuclear traz risco à saúde humana.

Selecione uma resposta

Com relação à existência de um Centro Nuclear na região, confio nas instituições e autoridades responsáveis.

Selecione uma resposta

Quais as fontes você costuma consultar para se informar sobre o assunto?

(Pode marcar até três principais fontes).

69 - Busco informações sobre Energia Nuclear em diferentes mídias (Internet, televisão, jornais, podcast).

Selecione uma resposta

Você costuma conversar sobre o assunto Energia Nuclear com amigos ou familiares?

Você teve envolvimento com alguma questão sobre o Centro Nuclear?

Exemplo: participou das audiências públicas?

Você acha que o atual conhecimento científico é suficientemente grande para garantir a existência de um Centro Nuclear na região?