Gostaríamos de convidar-lhe a participar como voluntário(a, e) da pesquisa intitulada "Padrão alimentar de indivíduos transgêneros que fazem hormonização para adequação de gênero", desenvolvido por Fernanda Meirelles da Rocha, sob supervisão de Ísis Góis e orientação de Alessandra Lucca, do programa de Graduação em Nutrição da Universidade Paulista.
O objetivo deste estudo é analisar o padrão alimentar de indivíduos trans binários e não binários que fazem uso de hormônios para adequação de gênero e averiguar se esse perfil alimentar pode evitar, piorar ou melhorar os quadros das doenças associadas à hormonização.
Sua forma de participação consiste em responder a um questionário on-line com 62 perguntas sobre sua alimentação e estilo de vida.
Seu nome não será utilizado em nenhuma fase da pesquisa, tampouco na divulgação dos resultados, o que garante seu anonimato.
Não será cobrado nada e não haverá gastos decorrentes de sua participação. Se houver algum dano decorrente da pesquisa, o(a, e) participante será indenizado(a, e) nos termos da Lei.
Considerando que toda pesquisa oferece algum tipo de risco, nesta pesquisa o risco pode ser avaliado como: risco mínimo à saúde, pois consiste em uma pesquisa de informações sobre alimentação e hormonização, sem intervenção biomédica. As perguntas foram elaboradas com o intuito de diminuir o seu desconforto.
São esperados os seguintes benefícios para você, decorrente da sua participação nesta pesquisa: compartilharemos as orientações para uma alimentação saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira (Ministério da Saúde).
Gostaríamos de deixar claro que sua participação é voluntária e você poderá se recusar a participar ou retirar o seu consentimento ou ainda descontinuar sua participação se assim o preferir, sem penalização. Caso queira retirar o seu consentimento, entre em contato com a pesquisadora responsável Alessandra Lucca pelo e-mail alessandralucca2010@gmail.com, com cópia para o CEP-UNIP pelo e-mail cep@unip.br. Os seus dados serão retirados caso seja possível identificá-los no banco de dados.
Agradecemos sua atenção e participação e colocamo-nos à disposição para quaisquer dúvidas que surgirem.