Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Antes de iniciar, precisamos que leia atentamente o termo de consentimento e preencha alguns dados.
IMPORTANTE: Reforçamos que todos os seus dados pessoais serão mantidos em sigilo e nenhum dado obtido será associado a nenhum indivíduo particular.
Prezado participante,
Você está sendo convidado(a) a participar de uma pesquisa desenvolvida por Brendha Portela Camargo, discente de Doutorado em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação do Professor Dr. Diogo Oliveira Ramires Pinheiro e da Professora Dra. Priscila Starosky.
Antes de consentir com a sua participação nesta pesquisa, é muito importante que você compreenda as informações e instruções contidas neste documento. Os pesquisadores deverão responder todas as suas dúvidas antes que você decida participar. Você tem o direito de desistir de participar da pesquisa a qualquer momento, sem nenhuma penalidade.
A sua participação nesta pesquisa consistirá em selecionar uma alternativa (A, B ou C) para cada uma das 36 frases lidas/ouvidas por você, de acordo com o seu julgamento pessoal. O tempo de duração do experimento é de aproximadamente 25 minutos.
Ao final do estudo, todos os dados serão mantidos em arquivo, por pelo menos 5 anos, conforme Resolução 466/2012 e orientações do CEP ME-UFRJ.
Justificativa da pesquisa: A realização da pesquisa é justificada pela escassez de estudos que investigam o uso e a compreensão, por falantes dentro do espectro autista, de certos tipos de enunciados. Nesse sentido, o envolvimento de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na pesquisa se justifica pela própria natureza dos objetivos traçados.
Objetivo da pesquisa: O objetivo central do estudo é investigar a maneira como pessoas com TEA representam e atribuem estados mentais a terceiros, centrando foco no processamento de certos tipos de sentenças em português. Para alcançar esse objetivo, buscaremos observar de que modo essas pessoas interpretam diferentes tipos de enunciados.
Metodologia: Será realizado um experimento psicolinguístico de paradigma de escolha forçada com dois grupos: indivíduos com TEA (considerados como Nível 1 pelo DSM-5) e um grupo controle, formado por indivíduos com desenvolvimento típico. O desenho experimental contará com 36 estímulos em formato de vídeo e com legendas. A tarefa do participante será selecionar uma dentre três alternativas (A, B ou C) relativas a cada frase lida/ouvida. A geração de dados será realizada de forma remota. No grupo com TEA, a pesquisa será realizada por meio da plataforma Google Meet; a pesquisadora responsável realizará a aplicação do experimento de sua própria residência, de maneira síncrona (os encontros não serão gravados).
Benefícios: Esta pesquisa contribuirá para a construção de um quadro mais completo acerca das limitações comunicativas de falantes com TEA (que auxiliará, também, no estabelecimento de práticas mais inclusivas), uma vez que providenciará dados mais concretos sobre o processamento linguístico por parte desses indivíduos. Adicionalmente, este estudo contribuirá para a própria descrição do sistema gramatical do português brasileiro.
Riscos: A pesquisadora responsável e a equipe de pesquisa admitem que os procedimentos que envolvem o estudo podem acarretar aos participantes com TEA danos, riscos ou desconfortos relativos às dimensões psicológica, intelectual, emocional, física, moral, social, cultural ou espiritual, tais como: constrangimento e/ou cansaço; desconforto; medo; vergonha; estresse; quebra de sigilo ou anonimato; entre outros. Já para o segundo grupo de participantes, ou seja, aqueles com desenvolvimento típico, entendemos que os riscos são mínimos ou inexistentes.
A equipe de pesquisa, a pesquisadora responsável e a instituição envolvida responsabilizam-se e comprometem-se em oferecer assistência imediata e integral e o direito à indenização aos participantes do estudo no que se refere aos danos decorrentes deste, em qualquer momento da sua realização, estejam previstos, ou não, no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assim como comunicar o fato, imediatamente, ao Sistema CEP/CONEP.111
Sigilo: As informações adquiridas terão sua privacidade garantida pelos pesquisadores. Os sujeitos da pesquisa não serão identificados em nenhum momento e os resultados desta pesquisa serão somente divulgados em meios acadêmicos. Qualquer dado que possa identificá-lo será omitido na divulgação dos resultados da pesquisa. A participação no estudo não gerará despesas aos participantes com o material e/ou prestação de assistência e acompanhamento em qualquer momento da pesquisa.
Em qualquer etapa do estudo, você terá acesso à pesquisadora responsável, para
esclarecimento de qualquer dúvida sobre a pesquisa. Esta pode ser encontrada no endereço Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, e contatada pelo e-mail brendhaportela@letras.ufrj.br ou pelo telefone (21)982310910. Sua participação nesta pesquisa é voluntária. Se você preferir, você pode consultar seus familiares ou outras pessoas que podem auxiliá-lo na decisão de participar ou não desta pesquisa. Você também tem liberdade para retirar seu consentimento a qualquer momento e deixar de participar do estudo, sem qualquer prejuízo ao seu relacionamento com a Instituição.
Caso você tenha dificuldade em entrar em contato com a pesquisadora responsável, comunique o fato à Comissão de Ética em Pesquisa do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva pelo e-mail cep@iesc.ufrj.br ou no endereço Avenida Horácio de Macedo S/N Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro (CEP 21.941-598).