.

Relacionamento abusivo

Prezado ser humano

Por favor, reserve alguns minutos de seu tempo para preencher a seguinte pesquisa.

Confira aqui, 12 sinais de que vc pode estar ou já esteve em um relacionamento tóxico.


Protegido

Você sabe o que é um relacionamento abusivo? Saberia identificar se alguém próximo (ou você mesma) está em um? Estar em um relacionamento abusivo não quer dizer, necessariamente, apanhar. Muitas vezes, a violência toma outras formas, como a violência psicológica, sexual e financeira. Elas são muito mais sutis que a agressão física e, por isso mesmo, mais difíceis de identificar.

Um relacionamento tóxico pode acontecer com qualquer um ou qualquer uma, pessoas divertidas, de bem com a vida, instruídas, saudáveis, homens e mulheres fortes e bem resolvidos. 

É importante lembrar que os relacionamentos tóxicos não precisam ser somente românticos, relacionamentos entre amigos, família e trabalho também podem ser tóxicos, mesmo que estejam numa posição hierarquicamente superior ou não, também podem apresentar uma dinâmica abusiva.

Confira uma pequena lista de alguns sinais.

Lembrando que esse questionário é para vc descobrir se está ou já esteve em um RELACIONAMENTO ABUSIVO.

SIM= isso está acontecendo ou já aconteceu dentro de um relacionamento que vivenciei.

NÃO= nunca me ocorreu isso dentro de uma relação.

1

Ciúme excessivo

Com a justificava de “amar demais” o ciúme deixa de ser normal e vira justificativa para o controle. É normal que uma pessoa sinta medo de perder aquela que ama. Mas quando isso passa a virar argumento para controlar a tomada de decisão do outro, agressões, ofensas ou invasão de privacidade, é excessivo. 
2

Controle

“Porque eu te amo demais” ou “é para o seu bem” são frases comuns usadas pelo abusador para controlar a outra pessoa. O controle acontece quando ele começa a decidir o que a outra pessoa pode ou não fazer. Que roupas vestir, onde pode ir, quais atividades fazer e até, em casos mais extremos, que trabalhos a outra pessoa pode ou não ter.
3

Agressões verbais

Consiste no uso de palavras ou até mesmo do silêncio, diferente do abuso físico, a agressão verbal não deixa ossos quebrados e machucados, porém fazem tão mal quanto, constantemente, leva à ansiedade, medo, desesperança ou depressão.
4

Invasão de privacidade

Por mais que sejam parte de um casal, as pessoas devem ter privacidade e individualidade. Em um relacionamento abusivo, é comum que o abusador não respeite o espaço individual da outra parte. Roubar senhas, mexer no celular, ler e-mails e mensagens, instalar programas de rastreamento. Tudo isso é invasão de privacidade. Ela pode acontecer em segredo, sem que o outro saiba, ou ser aberta, com a justificativa de que “quem ama não tem nada a esconder”. Mas não permitir que o outro tenha um espaço só seu, na verdade, é demonstração de falta de confiança.
5

Afastamento de outras pessoas

As justificativas podem ser muitas: fulano é má influência, ciclano dá em cima de você, não gosto daquela pessoa, aquela outra me trata mal. O fato é que ele vai exigindo que a companheira se afaste das pessoas mais próximas. A psicóloga Vanessa explica que “o objetivo é que você passe a depender somente dele”.
6

Chantagem

A manipulação é uma ferramenta central no relacionamento abusivo. Se a parceira não aceita de forma pacífica do que é cobrada, o abusador costuma, então, usar de chantagem para conseguir o que quer. Seja dizendo que vai ficar doente ou vai se matar se a companheira não fizer algo, seja ameaçando terminar o relacionamento. A chave é saber o que mexe com a parceira e usar disso para manipulá-la.
7

Destruição de autoestima

Se no começo da relação a pessoa era incrível para a outra, aos poucos isso vai mudando. A mudança começam com “críticas construtivas”, que vão se tornando cada vez mais comuns e pesadas. Sem perceber, a vítima vai perdendo a autoestima até o ponto de achar que é alguém tão ruim que nenhuma outra pessoa vai amá-la se essa relação terminar.
8

Invalidação de sentimentos

A parte abusadora da relação vai dizer que aquilo que o outro sente é besteira ou não é nada. “Toda vez que você invalida o sentimento, você condiciona a pessoa a não falar nada e a achar que o que sente é bobagem”, explica uma especialista. Assim, o medo, a dor e a tristeza de estar passando pelo abuso passam a ser enxergados como besteira pela própria vítima, fazendo com que ela permaneça no relacionamento abusivo, mesmo infeliz.
9

Abuso financeiro

Em muitos relacionamentos tóxicos, os abusos costumam envolver as finanças, o que pode ocorrer de diversas maneiras, como solicitar empréstimos e não devolver, controlar a conta bancária do outro e assim por diante.
10

Exigir relação sexual

O estupro dentro de relacionamentos não é raro. Se o sexo é forçado, é estupro. E isso nem sempre acontece de forma explícita: não respeitar a vontade da outra pessoa, chantagear ou fazer ameaças para ter uma relação também são formas de abuso.
11

Ameaças

Quando a relação abusiva já está avançada, ameaças se tornam comuns. Elas podem ser dos mais diferentes tipos: tirar o dinheiro, sumir com os filhos, agressões e até ameaças de morte. “A fala de que ‘cão que late não morde’ é muito perigosa. No caso das relações abusivas, em geral as ameaças são o principal indício de que a violência física vai chegar a acontecer. Elas são sinal de que o agressor está criando coragem”.
12

Violência física

Ela também é gradual. Começa com empurrões ou apertões e vai crescendo com o passar do tempo. Em casos extremos, a violência chega ao ponto do assassinato.
13

Caso vc tenha vivenciado um relacionamento abusivo, em qual faixa etária foi?

Se a maioria das respostas foram sim, se atente e busque ajuda; se foram não, mesmo assim se atente aos sinais.

Como sair de um relacionamento tóxico  

   Nesse tipo de situação, se afastar para se preservar seria o ideal, por mais que sinta carinho e consideração pela pessoa ter feito parte da sua vida.

   Porém sair desta relação não é algo simples, muitas vezes as vítimas de relacionamentos tóxicos, nem percebem que estão em um relacionamento abusivo, fazendo com que sair dela seja ainda mais difícil.

   Infelizmente esse tipo de relacionamento é muito mais comum do que se pensa e é bastante prejudicial.

Muitas vezes a vítima não se posiciona a fim de encerrar essa relação tóxica. 

-Conscientização

   A partir do momento em que a vítima percebe que está em um relacionamento tóxico, já está dando o primeiro passo, para uma vida nova.

-Busca de ajuda especializada 

   Através da psicoterapia, é possível aprender a gerenciar a situação e entender os padrões e gatilhos.

 ATENÇÃO: Se algum deles está presente na sua relação, fique atenta e peça ajuda:. ligue para o 180, a Central de Atendimento à Mulher, que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, ou procure uma Delegacia da Mulher. 


FONTEs: -https://azmina.com.br/reportagens/relacionamento-abusivo-15-sinais-de-que-voce-pode-estar-em-um/ 

-https://www.gruporecanto.com.br/blog/relacionamento-toxico/

Um pedido de ajuda não significa ser fraco, é sim um ato de coragem!

Obrigado pela atenção!

14

Essa pesquisa foi útil para vc?